Recentemente aqui:

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Dica de Leitura - Post 2 #

Incidente em Antares – Érico Veríssimo
Depois que assisti “O tempo e o vento” acho que me apaixonei por Érico Veríssimo.
Ainda não criei coragem para iniciar a leitura dos 7 livros que compõem o tempo e o vento, enquanto isso, vou me deliciando com livros menores(menores? 480 páginas?), enfim...
Então na semana retrasada meu marido fofo me indicou Incidente em Antares, na hora eu topei, e não me arrependo, o livro é bom demais, prende a nossa atenção do inicio ao fim.
Eu conheci algumas cidades do Rio Grande do Sul no final do ano passado, e me apaixonei, e como gosto de história, pesquisei muito sobre o sul do país em outras épocas da minha vida, e com esse livro pude entender mais um pouquinho do inicio da nossa história, tudo bem que algumas cidades são fictícias, mas a formação não muda, não foi muito diferente do que acontecia.
Fala da formação da cidade, da briga entre duas famílias, que por um motivo político maior se tornam amigas depois de vários anos de inimizades mortais, trágicas mesmo. Fala da hipocrisia de toda uma cidade.
Ah, o autor cita “O Tempo e o Vento”, pois o professor da universidade que faz um senso em Antares (de onde desenrola boa parte da estória), o tal professor é sobrinho neto de Ana Terra Cambará (achei super interessante essa passagem, embora muitos a deixam passar em branco, como pude ver após discutir com marido fofo sobre o livro).
Ah, não vou contar qual é esse incidente, mesmo porque acho legal o suspense, descobri que no Google, se sabe num clique o motivo do incidente, e dessa forma eu acho que perde toda a graça, é legal você ler, ficar presa e imaginar qual será o incidente, é mais divertido ler assim.  Pelo menos ao meu ponto de vista.
Acabo de descobrir via Google, que a data do tal Incidente em Antares, que deu título ao livro, é em referencia ao AI 5 (Ato inconstitucional número 5, de 13/12/1968), no livro é 13/12/1963.
Sugiro que não procurem no Google, mas corra nas livrarias ou sebos locais a procura do livro.

Um comentário:

Sejam bem vindos e,
Obrigada por visitar meu cantinho e deixar aqui o seu comentário.
Grande beijo.